------------- Your SEO optimized title page contents

Chernobyl, 27 anos Depois

Parentes lembram de vítimas de acidente de Chernobyl/Reuters
(AFP e Greenpeace)

Bielorússia: 27 anos depois,  vítimas de Chernobyl são lembradas.

   "O sol ainda não tinha surgido nesta sexta-feira e já dezenas de pessoas deixavam flores e acendiam velas juntos ao monumento para as vítimas da pior catástrofe do nuclear civil" assim descreveu a AFP. 
Há exatamente 27 anos, o reator 4 da central nuclear de Chernobyl localizada na Ucrânia explodiu e desta forma uma nuvem radioativa foi espalhada em países como Russia, Bielorússia, Ucrânia, Noruega e uma parte da Inglaterra.

  Até hoje é possível se observar os efeitos da radiação na região afetada pela explosão, alimentos como o leite consumido pelas crianças e algumas frutas silvestre apresentam alguma contaminação por césio-137 que afeta a saúde humana quando exposto, causando dor de cabeça, tontura e levando a morte.

  Conta-se que a quantidade de mortes que estão relacionadas com o acidente da usina de Chernobyl passe de 100 mil e até hoje 27 anos depois os sintomas estão presentes nas pessoas que sofrem da chamada "Síndrome de Chernobyl" que se trata do medo de contrair o câncer devido à radiação. Já que segundo dados indiquem que por volta de 300 pessoas contraíam leucemia por ano na Bielorússia.

  A Ucrânia no ano passado iniciou obras para reduzir o risco de radiatividade e o seu término está previsto para 2015.

0 comentários: