------------- Your SEO optimized title page contents

Monges Tibetanos Cometem Suicídio Como Forma de Protesto na China

Pequim - AFP

(AFP e Terra.com)
China: Monges tibetanos ateiam fogo no próprio corpo


  Dois monges tibetanos da região de Sichuan (sudeste da China) atearam fogo no próprio corpo como forma de protesto contra o governo.

  Os jovens Lobsang Dawa (20) e Konchog Woeser (23), se imolaram ontem (24/04) perto da mosteiro de Dzamthang, na cidade de Aba, segundo a Radio Free Asia (RFA)

"Todos os tibetanos que cometem atos imolação fazem isto porque acreditam que não têm outra forma de fazer com que a China e o mundo os escutem", disse a diretor da Free Tibet, Eleanor Byrne-Rosengren.

  A região de Sichuan tem uma importante população de etnia tibetana e desde 2009, quase 110 tibetanos cometeram suicídio com o ato de imolação para protestar contra Pequim e sua forma de repressão pela sua cultura e religião.

  Pequim acusa o Dalai Lama de encorajar os imoladores, apesar de o Prêmio Nobel da Paz ter pedido o fim dos protestos suicidas.

  Enquanto isso a China diz que o Tibete é há séculos território chinês, por outro lado o Tibete diz que sempre foi independente perdendo a sua independência apenas em 1951 quando tropas chinesas ocuparam a região.
.

Outras imolações:

Youtube/ Prt Sc
  Kal Kyi, de 30 anos em março se suicidou ateando fogo no seu corpo, deixando quatro filhos, todos menores de 15 anos.

Kunchok Wangmo, de 31 anos fez o mesmo uma semana antes para pedir o retorno do Prêmio Nobel da Paz, o Dalai Lama.

O mesmo fez o monge tibetano Lobsang Thokmey de 28 anos três semanas antes do caso de Kunchok. 

0 comentários: